O Poder da Escrita Fluída
- Gabriela Santos
- 24 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Você já se deparou com a sensação de precisar fazer algo, mas não saber exatamente o quê? Ou até estar sentindo coisas que não sabe muito bem explicar? Ou ainda que tem a sensação que todas as vezes que vai falar com alguém, se perde em meio às palavras e não consegue ser bem sucedido(a) em expressar aquilo que realmente está sentindo?
Pois, se já, quero te dizer que existe uma ferramenta maravilhosa pra dar vazão à essa sensação, e é a ESCRITA.
Você poderá encontrar muitos nomes pra esse tipo de prática... alguns a chamam de escrita terapêutica, outros, escrita curativa, alguns escrita espontânea, descarga mental, páginas matinais... entre outros.
Seja como for, essa prática tem por princípio a técnica da associação livre, também utilizada na psicanálise através da palavra, ou na prática da terapia pelo movimento somático, através da movimentação corporal.
A técnica, cada uma com as suas peculiaridades, se resume em podermos dar vazão aos pensamentos, sentimentos e emoções contidos e reprimidos em nosso corpo, que ficam ali como uma energia estagnada, muitas vezes gerando confusão ou perpetuando padrões de pensamento, palavra e ação, que não contribuem para nosso próprio desenvolvimento, contentamento e realização na vida.
Além disso, essa prática favorece imensamente a expansão da energia criativa, pois permite, através da escrita, colocar em fluxo alguma e qualquer energia represada, que esteja bloqueando a criatividade. e ainda, nos auxilia profundamente no processo de autoconhecimento.

Então, como fazer?
Todos os dias (ou sempre que sentir necessidade, mas se você vai iniciar a prática, recomendo que faça por alguns dias seguidos, pra notar o desenvolvimento e ir se soltando ao longo dos dias), pegue um papel, caneta, lápis.. ou até mesmo separe uma página de word pra isso. E comece a escrever. O que escrever? QUALQUER coisa que esteja passando pelos seus pensamentos, que te dê inspiração, que te tire a inspiração, uma sensação, um sentimento, todas as reclamações que te ocorrerem, todos os agradecimentos... QUALQUER COISA.
Julia Cameron, autora do 'O Caminho do Artista', livro que me apresentou essa prática, há alguns anos atrás, fala sobre 3 páginas matinas, todos os dias. Eu testei o método, e posso dizer que é eficaz. Funciona como uma descarga mental e abre espaço pra que a energia flua mais livremente, e, com o passar dos dias, você consegue encontrar coisas interessantes que abrem frestas pra assuntos e temáticas que realmente te importam na vida. Mas a intenção não é tentar chegar neles, é simplesmente deixar sair o que tiver, como estiver.
Dar voz aos seus conteúdos internos através da escrita está acessível a todos, e, por experiência própria, é transformador.
Mas, se acha que 3 páginas é muito nesse momento, comece com uma. Mas, assim como qualquer outra técnica, é importante se comprometer por algum período com a prática, porque somente assim conseguirá vivenciar os reais benefícios dela. Seja uma semana ou um mês, separe um tempinho do seu dia e...
simplesmente, escreva.
=)
Comments